EsPCEx

Escola Preparatória de Cadetes do Exército - EsPCEx

Escola Preparatória de Cadetes do Exército - EsPCEx

É a porta de entrada para a Academia Militar das Agulhas Negras, o início da formação do oficial de carreira da linha bélica.

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada na cidade de Campinas, SP, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), iniciando a formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. É para lá que convergem os jovens de todas as regiões do País, de diferentes condições sociais e das mais diversas religiões, marcando a pluralidade característica do povo brasileiro.Todos eles identificam-se com o ideal de defender a Pátria.

O ingresso na EsPCEx se dá por meio de concurso público, realizado anualmente, a duração do curso é de 1 ano, quando então, o ingressante é encaminhado à AMAN na condição de aspirante.

Ensino

Nos 72 anos desde sua criação, a EsPCEx abrigou e formou mais de 17.000 alunos, dentre os quais alguns, hoje como oficiais subalternos, superiores e generais, vêm assumindo funções de comando e chefia em Subunidades, Unidades e Grandes Unidades do Exército Brasileiro.
Suas modernas e funcionais dependências possibilitam a realização das mais diversificadas atividades educacionais e de apoio ao ensino. Conta com salas de aulas equipadas com televisão e computador, anfiteatro, biblioteca, salas de informática, laboratórios de química, física e biologia, estande de tiro, além de um parque esportivo com piscinas aquecidas, campos de futebol, pista de atletismo, sala de musculação, quadras poliesportivas, ginásio coberto e pista de treinamento de circuito.

O curso tem duração de um ano, em regime de internato.

Principais Direitos do Aluno

Durante o ano letivo, receberá alimentação, uniformes e alojamento, além de assistência médico-odontológica, por meio do Sistema de Assistência Médico-Hospitalar aos Militares do Exército, Pensionistas Militares e seus Dependentes (SAMMED).
Mensalmente, o aluno receberá um soldo (pagamento) para suas despesas pessoais.
Para fins hierárquicos, é considerado praça especial dentro do Exército, com graduação equivalente ao 3º sargento, com precedência.
Ao final do ano, se aprovado nos exames e testes aplicados, para os quais é preparado, o aluno da EsPCEx terá assegurada matrícula direta na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que é o próximo passo para VOCÊ que almeja o oficialato.

Como Ingressar

O candidato à inscrição no concurso público de admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército deverá satisfazer diversos requisitos, a serem comprovados até a data da matrícula à qual se referir o respectivo Processo Seletivo.
Conheça alguns:

  • ser brasileiro nato, do sexo masculino;
  • ter concluído a 3ª série do Ensino Médio;
  • ter idade dentro dos limites estabelecidos no Edital do Concurso;
  • ter sido julgado, em inspeção de saúde, "apto para o serviço ativo do Exército";
  • estar em dia com suas obrigações perante o Serviço Militar e a Justiça Eleitoral;
  • possuir aptidão física e idoneidade moral.

O Edital do Concurso, publicado em Diário Oficial, traz as várias premissas que devem ser atendidas pelos candidatos e que podem ser atualizadas a cada ano.

As inscrições para o concurso acontecem anualmente nos meses de junho e julho e são feitas pela internet por intermédio do site: www.espcex.ensino.eb.br.

Contatos:

  • Site Oficial: https://www.espcex.ensino.eb.br
  • e-mail: concurso@espcex.ensino.eb.br
  • telelefone: (19) 3744-20400 / 2042